DIA MUNDIAL DO FUSCA: 10 CURIOSIDADES SOBRE O VOLKSWAGEN

sábado, 22 de junho de 2019

DIA MUNDIAL DO FUSCA: 10 CURIOSIDADES SOBRE O VOLKSWAGEN




Bobla, Cuca, Kafer, Broasca… você tem ideia do que esses nomes significam? Bem, essas são apenas algumas formas como o Volkswagen Fusca é chamado ao redor do mundo. No pódio como um dos carros mais vendidos de todos os tempos, o compacto ganhou até dia para ser celebrado mundialmente: 22 de Junho.
Lançado na Alemanha, em 1935, por Ferdinand Porsche a pedido de Adolf Hitler, o Volkswagen contava com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts e câmbio seco de quatro marchas (sem marchas sincronizadas). Ao longo de seus mais de 80 anos, o “besouro” evoluiu um bocado e colecionou muitas curiosidades. Lembranças que o tornaram um dos carros mais queridos de todos os tempos. Veja algumas delas:
1) Sair do papel não foi fácil
O primeiro protótipo do Fusca foi apresentado em 1932, porém, seu projeto só foi realmente aprovado após 40 tentativas trazidas por Porsche. Ao final de tanto trabalho, foi desenvolvido um V1, apelidado de “Kraft durch Freude” (“Força Através da Alegria”). Posteriormente surgiram outros protótipos, tais como os V2, VW3, VW30 e VW38. Por ter sido idealizado para ser acessível a todos os alemães, o automóvel (e depois a própria montadora) passou a se chamar Volkswagen, ou “carro do povo”. Aqui vale uma curiosidade: o nome formal do modelo é Volkswagen Sedan. Ainda bem que os apelidos pegaram.


2) Carro familiar
A ideia de que o compacto deveria ser realmente acessível era levada a sério. Por exigência do ditador nazista, o projeto, obrigatoriamente, deveria trazer algumas características: ser capaz de carregar dois adultos e três crianças, além de manter a velocidade média de 100 km/h sem ultrapassar o consumo de 13 km/litro de combustível. Por fim, seu preço deveria ser menor do que mil marcos imperiais (ou o valor de uma boa motocicleta na época).
3) Pagamento antecipado
A “Gesellschaft Zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagen” (“Sociedade para a Produção do Automóvel Popular Alemão”) e o grupo “Kraft durch Freude” (“Força pela Alegria”) ficaram responsáveis pela fabricação e vendas do Fusca. À princípio, o automóvel seria vendido por um sistema em que o interessado deveria pagar cinco marcos por semana e tomar posse do carro apenas depois de completar os pagamentos. Mesmo não sabendo quando teriam seus VW, cerca de 175 mil alemães aderiram ao plano.

4) O início das exportações
Em 26 de maio de 1938 foi inaugurada oficialmente a primeira fábrica do VW Sedan, na Alemanha. Porém, em 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, sua produção acabou sendo substituída pela de utilitários e anfíbios derivados do projeto do Fusca, o que paralisou a produção durante o conflito. Após esse período, o país, já dividido, retomou a produção na antiga fábrica sob o comando dos britânicos, em agosto de 1945. Para dar segmento aos trabalhos, os ingleses decidiram chamar Heinz Nordhoff para assumir a fábrica, em 1948, um ex-executivo da Opel. Logo Nordhoff percebeu que a única forma de expandir a linha de produção era investir na exportação dos Fuscas, particularmente para os Estados Unidos – foi a hora dos besourinhos fazerem sucesso mundo afora.



5) Chegada no Brasil
Os 30 primeiros Fuscas chegaram ao Brasil em 1950, importados pela família Matarazzo. As décadas de 1960, 1970 e início dos 1980 foram totalmente dominadas pelas vendas do compacto. Neste período havia 2.878.890 unidades do automóvel pelas ruas brasileiras. Em uma pesquisa realizada em 1963, ele foi eleito o carro preferido de 82,8% dos brasileiros. Em 1972, um em cada dois brasileiros saíam das concessionárias ao volante de um Fusca. Já em 1986, 30% da frota nacional ainda era composta por fuscas.

6) O queridinho do mundo
Com um número recorde de 21.529.464 unidades produzidas, o Fusca é o carro mais vendido no mundo, mantendo basicamente o mesmo projeto desde o seu início com Ferdinand Porsche. Mesmo Toyota Corolla e Volkswagen Golf passaram por várias gerações para acumular números milionários de vendas. O Fusca só perde seu posto de veículo produzido por mais tempo para a Volkswagen Kombi. Vale lembrar que o último dos cerca de 22 milhões de exemplares do VW foi feito no México em 2003.

7) Produção nacional
No Brasil, a primeira unidade do carro montada aqui foi lançada no dia 3 de janeiro de 1959 com o nome oficial Sedan. De acordo com informações da Volkswagen, só naquele ano foram vendidas 8.406 unidades do carro.
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8)  Fusca rodado
O Fusca que mais rodou marcou o equivalente a 3,1 milhões de quilômetros. O A quilometragem foi percorrida pelo motorista californiano Albert Klein, entre 1963 e janeiro de 1995. Besourinho duro na queda, não é?

9) Amado no Brasil
O “Encontro Nacional do Fusca”, de 1995, está registrado no Livro do Recordes com a marca de 2.728 carros da Volkswagen reunidos no Autódromo de Interlagos (sendo a maioria deles, Fuscas). Ainda, de acordo com a FBVA, atualmente existem 205 clubes de “fusqueiros” registrados no país, sendo 94 na região Sudeste, 76 na Sul, 22 no Nordeste, 12 na Centro-Oeste e 1 no Norte.


10) Um carro: muitos nomes
Como já dissemos, o Fusca ganhou diferentes nomes ao redor do mundo, mas, na maior parte dos países, o seu apelido remete ao formato arredondado do inseto com o qual ele se parece.
Confira como o compacto é chamado em alguns lugares:

África do Sul – Kewer ou Volla
Alemanha – Käfer
Argentina – Escarabajo
Canadá – Beetle, Weevil, Bug, Coccinelle ou Choupette
Chile – Escarabajo, Moncho ou Poncho
China – Jiaké Chong
Croácia – Buba
Cuba – Huevito ou Be-doblebe
Egito – Khon-fesa
Espanha – Escarabajo ou Escarabat
Estados Unidos – Bug ou Beetle
França – Coccinelle
Grécia – Skaraveos ou Scathari
Guatemala – Cuca
Inglaterra – Beetle
Irã – Folex
Islândia – Kodok ou Bjalla
Itália – Maggiolino ou Maggiolone
Japão – Kabuto-mushi
México – Pulguita, Vocho ou Vochito
Noruega – Bobla
Portugal – Carocha
Romênia – Broasca
Rússia – Zhuk
Uruguai – Escarabajo
Vietnã – Côn bọ


Fonte: Revista Auto Esporte


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